terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mídia social

Mídia social é um termo bastante amplo que pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas. Para dar um norte ao tema, a WOMMA - Word of Mouth Marketing Association - definiu algumas categorias de ações de mídia social:

Marketing viral
Mensagens informativas ou de entretenimento que são transmitidas espontaneamente por e-mail ou algum outro meio eletrônico.

Marketing de comunidade
É a formação ou manutenção de nichos de comunidades que compartilham interesses. Podem ser grupos de usuários, fã-clubes, listas de discussão e fóruns, com a implementação de ferramentas, conteúdos e informação de apoio a essas comunidades.

Marketing de evangelizadores
Significa cultivar evangelizadores, advogados de marca ou voluntários que são encorajados a assumir um papel de liderança na divulgação de mensagens a favor da marca.

Seeding de produtos
Aqui a meta é colocar produtos nas mãos certas, na hora certa, dando informação ou amostras para indivíduos influenciadores.

Marketing de influência
Identificação de comunidades-chave e formadores de opinião dispostos a falar de produtos e que sejam influenciadores de opiniões.

Blog de marca
Criação de blogs e participação na blogosfera de maneira transparente e ética, compartilhando informações de valor com a comunidade.

Programas de relacionamento
Criação de ferramentas que permitam que clientes satisfeitos indiquem o produto ou marca a seus amigos.

Nenhum comentário: