sexta-feira, 4 de abril de 2008

Carros e sites

O designers da indústria automobilística têm o desafio de desenharem carros inovadores, bonitos, exclusivos dentro das limitações impostas pelo modelo consagrado das quatro rodas, da direção do lado esquerdo, da posição do câmbio, dos pedais e dos instrumentos do painel e por aí vai.

Um desafio talvez parecido com o dos arquitetos de informação e designers de sites, que também têm que desenhar sites inovadores, bonitos, exclusivos dentro das limitações impostas pela resolução de tela, usabilidade, acessibilidade, tecnologias utilizadas e por aí vai.

Talvez a grande diferença entre um mercado e outro esteja na visão dos clientes. Enquanto o pessoal da indústria automobilística lida muito bem com as limitações e convenções estabelecidas em seu negócio, o pessoal do marketing de outros mercados (ou desse mercado mesmo, mas quando está olhando para um site e não para um carro) não encara os sites dessa maneira.

Fazendo um paralelo, se os clientes fizessem aos projetistas de automóveis os mesmos pedidos que fazem aos arquitetos de informação e designers, provavelmente iriam pedir um carro de cinco rodas, com direção no teto, pedais na laterais, uma porta apenas.

Temos de ter paciência para esperar o amadurecimento da visão sobre o que deve ser realmente inovador e exclusivo nos nossos sites.

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