terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Navegação por hipertexto

Na postagem abaixo eu falei de minha mania de querer ver todas páginas de um site acessíveis pelos menus do site. Mas existe um site que não faz isso, que estrutura sua navegação em hipertexto e é muito, muito bom. Quem me chamou a atenção para isso foi a Ana Coli. Esse site é o IMDB - The Internet Movie Database.

Apesar de ter menus de categorias, acredito que eles sejam muito menos usados que a busca e os hipertextos. Neste site os hipertextos têm razão de ser e total pertinência. São mais que um aprofundamento de um tema ou uma nota de rodapé, como costuma acontecer. Eles são uma associação de idéias - ou de informações - que naturalmente surge quando o tema é esse: filmes, atores, diretores.

Além disso, obviamente, seria impossível ter todo o conteúdo daquele banco de dados disposto em menus. E aqui os hipertextos se tornam uma navegação realmente inteligente e pertinente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que chique, fui citada!
Beijos,
Anita.

NOW disse...

Há muito tempo, não sei onde - perdoe a memória gasta pela idade - eu li que existem dois tipos de usuários: o buscador e o clicador. Eu sou buscadora, não tenho paciência com menu.

Bjs
JuBurger