terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Branding e AI

Quando se fala em branding, logo se pensa em imagem da marca (logotipia e seu manual de aplicação), arquitetura da marca, seu posicionamento no mercado, valores.

O site da empresa normalmente entra como mais um dos seus veículos de comunicação e a preocupação é que se aplique corretamente o logo e que se use imagens de "pessoas felizes" alinhadas com o posicionamento da marca ("precisamos de pessoas com menos cara de gringo, com jeito mais brasileiro").

Dificilmente se considera a arquitetura de informação como um instrumento de branding, deixando-a apenas como uma etapa técnica do projeto. Mas a arquitetura de informação reflete o branding com precisão e, ainda que o logo esteja corretamente aplicado e as imagens corretamente selecionadas, se a AI não fizer as opções corretas pode derrubar totalmente as estratégias do branding.

O site é um retrato fiel da organização que representa. Ele é uma imagem da empresa normalmente muito mais conhecida que sua sede, que muitas de suas ações de comunicação. E não importa em qual categoria ele se encaixe - institucional, comércio eletrônico, serviço, entretenimento, etc - a sua arquitetura de informação deverá refletir o branding.

E é simples entender como isso deve ser feito. A definição da hierarquia das informações e a rotulação das áreas do site, implicam na definição de prioridades e valores, que, por sua vez, devem estar alinhados ao branding. A própria rota de navegação pelo site, a escolha de uma navegação por temas, por público ou por qualquer outro critério, são temas pertinentes ao branding.

Ou seja, mesmo que não se tenha consciência disso, todas as escolhas de AI de um projeto têm estreita relação com o branding. Melhor estar consciente disso durante a condução do projeto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas como eu não conhecia esse blog ainda Lu?

Li todos os posts, adorei. Parabéns, escreve muito bem.

Já foi para o favoritos =)

Uma dúvida, o brasil já inseriu no dicionário a palavra "linques"?

Anônimo disse...

Deslanchou, hein? Vê se dessa vez não pára, tá muito legal.

Unknown disse...

Maravilha hem Lú! AI é o coração de um projeto WEB, uma ótima arquitetura, conciliada ao layout estruturado ao desenvolvimento + programação focada em W3C e SEO, concluem uma boa experiência na navegação, em todos os meios: web, phone e futuramente iptv. Escreva mais... bem legal... abraços, Leandro Claro.